Tradutor

sábado, 16 de maio de 2015

A Lenda da Primeira Flauta Nativa Americana

Há muitas histórias quanto à verdadeira origem da flauta nativa. Esta história foi contada por uma pessoa idosa Lakota, Mr. Phil Lane (Phillip Urso Marrom) poucos meses antes dele passar para o mundo espiritual.





Há muito tempo atrás havia um jovem que estava muito interessado em uma bela jovem. Ele sempre estava tentando chamar sua atenção, mas ela nunca pareceu notá-lo. Sempre que ela estava presente, ele montava seu cavalo com orgulho, mas nada que ele fazia parecia atrair ela. Um dia, quando as meninas foram para baixo pelo rio buscar água, o jovem foi até o rio e começou um mergulho fora das rochas e nadando pelo rio, para mostrar-lhe o quão hábil ele era, mas novamente ela não lhe notou e deu atenção. Abatido, o jovem entrou em uma floresta nas proximidades e sentou-se na base de uma longa árvore de cedro mortos. Enquanto estava sentado lá pensando sobre essa garota, um pica-pau pousou em um galho oco que estava sobre a sua cabeça, o galho tinha sido escavado ao longo do tempo a partir do vento e do tempo. 

O pica-pau começou a bicar e fazer buracos .... tap, tap, tap ......... ao longo do comprimento deste oco ......... tap, tap ....... como o pica-pau bicou, o membro se partiu e caiu ao lado da jovem, e como o vento soprou sobre esta parte oca com os buracos, ele ouviu vozes musicais provenientes do mesmo. Ele o pegou e descobriu que quando ele soprou esta parte e cobriu os buracos, ele poderia fazer uma bela música, triste para corresponder os sentimentos em seu coração. Ele ficou lá por um tempo compondo melodias assombrosas. A jovem ouviu essa música que vinha do interior da floresta, e era um som tão lindo que capturou seu coração. Ela seguiu o som da música para a floresta, onde ela o viu sentado lá na base desta árvore de cedro a tocar esta primeira flauta que foi dada a ele pelo Pica-pau, e enquanto ouvia ela se apaixonou por sua música e passou a amar este jovem. Eles saíram de mãos dadas para viver felizes para sempre. Um dos usos mais populares para a flauta nativa era para cortejar, para atrair um companheiro. A lenda também diz que uma vez que você tem um companheiro, você deve colocar a flauta guardada e nunca tocá-la em público novamente, porque se você tocar em público novamente, você pode atrair alguém.


Phillip ( Urso Marrom )


Fonte: http://www.wind-dancer flutes.com/History_of_the_native_american_f.htm




Origens da Flauta entre os Comanches



Cada tribo tem sua lenda sobre o surgimento da Flauta do Amor , assim chamada a Nativa esta lenda acima talvez seja a mais conhecida de tantas outras, cada povo tem sua história vou citar outra lenda contada pelo povo Comanche.A flauta veio ao povo Comanche por meio de um homem que tinha sofrido muito. Um por um, seus quatro filhos e esposa tinham morrido. Em sua tristeza ele chorou amargamente por muitos meses. Quando a tribo mudou o acampamento, ele iria definir o seu tipi longe dos outros, de modo a não perturbá-los com seus choros constantes.

Uma noite, ele teve um sonho. Foi-lhe dito que seu espírito estava em perigo de romper com seu choro constante. Foi-lhe dito que ele poderia liberar sua tristeza através da música.Por muitas semanas, ele pensou sobre o significado do sonho.Um dia, quando ele estava caminhando na floresta, ele ouviu sons novos. Ele seguiu os sons até que ele se deparou com um bosque de cedro. Alguns dos antigos cedros tinha galhos mortos no qual os pica-paus tinham feito alguns furos. Cada vez que o vento soprava, ele criava um som doce e suave.Lembrando-se de seu sonho sobre sua tristeza e música, ele inspirou-se no ramo de cedro com os buracos estabelecidos para formar um instrumento.Algum tempo depois, ele tinha feito uma flauta. A energia que ele tinha colocado em suas lágrimas e tristeza entrou agora em sua música, criando música de grande beleza e amor. Ao fazer isso, ele soltou sua dor e tristeza e preservada a integridade de seu espírito.

Lendas e mitos dos nativos americanos para a história da flauta nativa americana vem proporcionar uma textura rica para os que estão ligados com o instrumento. Elas aumentam e adicionam dimensões ao registro arqueológico, o trabalho antropológico precoce com culturas indígenas, e os estudos em curso etnomusicológicos.

As lendas são diferentes, mas seus temas subjacentes são os mesmos. Eles servem como meio de explicação da existência da flauta, bem como um meio de perpetuar sua crença e cultura.


Fonte: http://www.flutopedia.com/naf_legend.htm


Bem deixo com vocês uma gravação com uma das Flautas Nativas Americanas que materializei, a música é relacionada com a primeira lenda do post ela é tradicional entre os Sioux se chama :

Canção do Amor Lakota ( Lakota Love Song )


Nenhum comentário:

Postar um comentário