Tradutor

sábado, 9 de maio de 2015

Escala Pentatônica Menor

Denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. As mais usadas são as pentatônicas menores e as maiores, que podem ser ouvidas em estilos musicais como o blues, o rock e a música popular. Muitos músicos denominam-na simplesmente de penta.

Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo armônico e assim sucessivamente. 

 Foi o início da harmonia na música. A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma dissonância. Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.

 

 

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_pentat%C3%B4nica

 

 

A Música do Espírito

Acredita-se que a origem da escala pentatônica seja chinesa ou mongólica ela se tornou a base das músicas japonesa e oriental como um todo, mas também pode ser encontrada na raiz da música africana, celta, escocesa e até dos Incas e Índios norte-americanos. 

 

 

Por produzir um som que evoca uma maior introspecção essa é a escala preferida dos músicos de blues e jazz (na versão "menor"). Também é usada em cânticos budistas e na música Gospel (na versão "maior"), e por tudo isso não é exagero dizer que é uma "escala espiritual". As teclas pretas do piano são um bom exemplo do que é a escala pentatônica para o leigo (pois engloba as versões maior, menor, a pentatônica blues e a pentatônica egípcia), pois essas notas tocam o coração e o espírito de tal forma que é possível reproduzir todas as músicas Gospel norte-americana (denominada Spiritual).

Traz em si o lamento de civilizações desaparecidas, canções que parecem nos evocar memórias de um passado muito distante, que permanecem em nossa mente como um eco de um tempo mais simples. Suas melodias podem ser cantadas em murmúrios, quase sempre de vozes femininas, e nos passam uma sensação de melancolia que perdura na alma muito depois de você a ter escutado.

 

 

Fonte:  http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/04/a_musica_do_esp.html

 

 

No vídeo abaixo a Escala Pentatônica Menor na Flauta Nativa veja: 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário