Tradutor

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A Grande Nação Sioux

Os Sioux são uma confederação de várias tribos que falam três dialetos diferentes, o Lakota, Dakota e Nakota. O Lakota, também chamado de Teton Sioux, são compostas de sete bandas tribais e são a maior e mais ocidental dos três grupos, ocupam os estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul. Os Dakota, ou Santee Sioux, vivem principalmente em Minnesota e Nebraska, enquanto o menor dos três, os Nakotas, residem principalmente em Dakota do Sul, Dakota do Norte e Montana.


 

O nome Sioux deriva da palavra Chippeway "Nadowessioux", que significa "cobra" ou "inimigo". Outras definições para "Sioux", aparentemente a partir de um verbo que significa "falar uma língua estrangeira", no entanto, o Sioux geral chama-se Lakota ou Dakota, que significa "amigos, aliados, ou para ser simpático."Os Sioux eram um povo orgulhoso com uma rica herança. Eles foram os mestres das planícies e pradarias norte-americanas, temidos por outras tribos dos grandes lagos para as Montanhas Rochosas.Migrando a oeste de Minnesota, o Sioux tornou-se nômades das planícies, aproveitando-se dos cavalos que foram originalmente trazidos para as Américas pelos espanhóis em 1500. Seguindo o búfalo, eles viviam em tendas para permitir-lhes a mobilidade rápida.Embora o Sioux eram conhecidos como grandes guerreiros, a família foi considerada o centro da vida Sioux. As crianças eram chamados de "Wakanisha", que significava sagrado e foram o centro das atenções. Embora a monogamia foi mais frequentemente praticada, os homens  foram autorizados a tomar mais de uma esposa. No entanto, a infidelidade foi punida por desfiguramento.Os papéis de homens e mulheres foram claramente definidos com os homens que deveriam prever e defender a família. A Caça foi levada muito a sério e a infração das regras de caça poderia levar à destruição da tenda de um homem ou de outros bens. As mulheres foram as matriarcas, governando os familiares e domésticas.Os Sioux eram um povo profundamente espiritual, acreditando em um Deus onipresente, Wakan Tanka, ou o Grande Mistério. Visões religiosas foram cultivadas e as pessoas em comunhão com o mundo espiritual através da música e da dança. Rituais de auto-sacrifício, por infligir golpes em si mesmos ou outros ferimentos auto-infligidos, afirmaram sua identidade como índios guerreiros. Isso também foi praticado por choros durante as cerimônias de sepultamento.Guerra e batalhas foram outro princípio fundamental do povo Sioux, porque através dele, os homens ganhavam prestígio, e seu prestígio se refletia na honra da família.

 

Os Lakotas


Às vezes também escrito "Lakhota", este grupo é composto por sete tribos que eram conhecidos como guerreiros e caçadores de búfalo Às vezes chamado de Tetons, que significa "habitantes da pradaria," as sete tribos incluem:


Ogalala ("eles se dispersam suas próprias", ou "espalhadores de pó")
Sicangu ou Brule ("Burnt coxas")
Hunkpapa ("fim do círculo"),
Miniconjou ("plantadores ao lado do córrego"),
Sihasapa ou Blackfoot (Ntote confundida com a tribo Blackfoot )
Itazipacola (ou Sans Arcs: "sem arcos")
Oohenupa ("Dois fervuras" ou "Two Kettle")


 

Migraram para o oeste de Minnesota. Havia cerca de 20.000 Lakotsa em meados do século 18, um número que aumentou para cerca de 70.000 hoje, dos quais cerca de 1/3 ainda falam sua língua ancestral.

Os Lakotas foram localizados em Minnesota, quando os europeus começaram a explorar a região em 1600. Vivendo em grupos pequenos, eles foram cercados por grandes tribos rivais. Conflitos com os seus inimigos, os Ojibwa, eventualmente, forçaram os Lakotas a mover-se para oeste. Por volta de 1700, os Lakotas tinham adquirido cavalos e floresceu o hábito de caçar búfalos nas planícies elevadas de Wisconsin, Iowa, Dakota, e ao norte com o Canadá. Os Tetons, a maior das tribos Lakotas dominaram a região.

Como os colonos brancos continuaram a avançar para as terras dos Sioux  vários tratados foram feitas e quebrados, os Sioux começaram a retaliar, resultando em três grandes guerras e inúmeras outras batalhas.

O primeiro grande confronto ocorreu em 1854 perto de Fort Laramie, Wyoming, quando 19 soldados dos EUA foram mortos. Em retaliação, em 1855 as tropas dos EUA mataram cerca de 100 Sioux em seu acampamento em Nebraska e prenderam seu chefe. Em 1866-1867, a guerra da nuvem vermelha foi travada, que terminou em um tratado que concede o Black Hills, em perpetuidade para os Sioux. O tratado, no entanto, não foi confirmado pelos Estados Unidos; garimpeiros e mineradores inundaram a região na década de 1870.

No conflito que se seguiu, o general George Armstrong Custer e 300 soldados foram mortos em Little Bighorn em 25 de Junho de 1876, pelo Sioux Chefe Touro Sentado e seus guerreiros.

O massacre por soldados dos EUA de cerca de 150-370 homens Sioux, mulheres e crianças em Wounded Knee em dezembro 1890 marcou o fim da resistência Sioux até os tempos modernos.

Hoje, a maioria Lakota vivem na Reserva Pine Ridge  no sudoeste de Dakota do Sul.

 

 

Os Dakotas

 

Os Dakota Sioux, também chamados de Santee Sioux, originalmente migraram a nordeste em Ohio e Minnesota. O nome "Santee" vem de acampar por longos períodos em um lugar onde eles coletaram pedras para fazer facas, eles prosperaram na caça, pesca e agricultura.

Há quatro divisões na tribo Dakota, que vive principalmente em Dakota do Sul, Minnesota, Nebraska e Dakota do Norte, incluindo: 

Mdewakanton

Won Wahpeton 

Wahpekute Sisseton

Sisseton 

No século 19, as ferrovias contrataram caçadores para exterminar as manadas de búfalos, a fim de forçar as tribos em reservas. Como o búfalo rapidamente veio quase a ser extinto, tanto os Dakotas e Lakotas foram forçados a aceitar reservas de brancos definidas em troca do resto de suas terras. O gado doméstico e milho foram dados aos Sioux em troca de búfalo, fazendo com que os Sioux fossem dependentes do governo para alimentos e pagamentos garantidos pelo tratado.Em 1862, após uma colheita falha no ano anterior e uma fome de inverno, os pagamento federais demoraram para chegar. Os comerciantes locais não iriam emitir qualquer mais crédito para os Dakotas e o agente federal local disse aos Dakotas que eles eram livres para comer grama. Como resultado em 17 de agosto de 1862, uma revolta começou quando alguns homens Dakotas atacaram um fazendeiro branco, acendendo novos ataques contra assentamentos brancos ao longo do rio Minnesota. O Exército dos EUA colocou a revolta para baixo, e depois de julgar e condenar 303 Dakotas por crimes de guerra. O Presidente Abraham Lincoln reenviou a sentença de morte de 285 dos guerreiros, assinaram fora sobre a execução de 38 homens Dakotas por enforcamento em 29 de dezembro de 1862 em Mankato, Minnesota, a maior execução em massa na história dos EUA.

 

 

Os Nakotas


Os Nakotas, também conhecidos como o Yanktonai ou Yankton Sioux, se separaram dos Dakotas e se mudaram para as pradarias na região que é hoje sudeste de South Dakota. Eles foram divididos em três faixas: Yankton, que agora estão na reserva de Yankton em South Dakota; os Yanktonai superior que estão divididos entre a reserva Standing Rock em Dakota do Sul e reserva do lago do Diabo em Dakota do Norte; e os Lower Yanktonai que estão divididos entre a Reserva Crow Creek em South Dakota e a Reserva de Fort Peck em Montana.

 

 Sioux Modernos


Em 1980, a Suprema Corte dos EUA decidiu que os índios Sioux tinham direito a um prêmio de US $ 17,5 milhões, acrescido de juros de 5% ao ano desde 1877, totalizando cerca de US $ 106 milhões em compensação para a tomada injusta do Black Hills e em violação direta da Tratado de Fort Laramie. Os Sioux recusaram-se a pegar o dinheiro e senta-se em um fundo de confiança em Washington, recolhendo juros.Hoje, não há divisão entre os Sioux quanto à possibilidade de reclamar o dinheiro, portanto, abrir mão de seus direitos para o Black Hills para sempre, ou para pressionar para o retorno do Black Hills.A grande nação dos Sioux abrange 2.782 milhas quadradas em Dakota do Sul e Estados vizinhos. Constituindo um dos maiores grupos de nativos americanos, os Sioux vivem principalmente em reservas em Minnesota, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Montana. A reserva indígena de Pine Ridge, em Dakota do Sul é a segunda maior nos Estados Unidos. Muitos estão engajados na agricultura e pecuária, incluindo a captação de bisões. O Shakopee Mdewakanton Sioux têm um grande cassino em sua reserva em Minnesota, mas Oglala esforços para estabelecer um na empobrecida Pine Ridge reuniram-se com sucesso apenas parcial. Hoje, um jornal bem sucedido nativo americano, foi iniciado em Pine Ridge, em 1981; agora é baseada em Rapid City, Dakota do Sul Em 1990, havia mais de 100 mil Sioux nos Estados Unidos e mais de 10 mil no Canadá.Em muitas reservas, há violência, embriaguez, apatia e desespero. Na escola as taxas de abandono escolar têm entre 45 e 62%. O suicídio entre os indígenas é o dobro da média nacional dos Estados Unidos e o desemprego gira em torno de 80%.Os Lakotas formaram a Aliança dos Advogados e Turismo tribais, cujo objetivo é melhorar as perspectivas de desenvolvimento do turismo, de acordo com as organizações nacionais, crenças e prioridades. Em 1999, Shannon County, Dakota do Sul, casa do Oglala Lakota em Pine Ridge Reservation, foi identificado como o lugar mais pobre do país.

 



  

FONTE: http://www.legendsofamerica.com/na-sioux.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário