Tradutor

domingo, 13 de março de 2016

Sabedoria e Provérbios dos Nativos Americanos



A pobreza é um laço que estrangula humildade e raças desrespeito a Deus e ao homem. (Sioux)


Nós seremos conhecidos para sempre pelas trilhas que nós deixamos. (Dakota)


Quando o homem branco descobriu este país, os índios foram executá-lo. Sem impostos, sem dívidas, as mulheres fizeram todo o trabalho. O homem branco pensou que ele poderia melhorar um sistema como este. (Cherokee)



 

Aqueles que se deitam com os cães, levante-se com pulgas. (Blackfoot)

 
Não tenha medo de chorar. Isso irá liberar sua mente de pensamentos tristes. (Hopi)

É melhor ter menos trovão na boca e mais do relâmpago na mão. (Apache)

 
Todas as plantas são nossos irmãos e irmãs. Eles falam de nós e se ouvirmos, nós podemos ouvi-los. (Arapaho)


Um bom soldado é um caçador de pobres. (Cheyenne)



Todos os que morreram são iguais. (Comanche)




Lembre-se de que seus filhos não são definitivamente seus, mas estão emprestados a você pelo Criador. (Mohawk)



A lei dos homens mudam com sua compreensão de homem. Apenas as leis do espírito permanecem sempre as mesmas. (Crow)


Você não pode acordar uma pessoa que está fingindo estar dormindo. (Navajo)



Dois lobos - A Parábola Cherokee


Um chefe Cherokee velho estava ensinando seu neto sobre a vida ...
"A luta está acontecendo dentro de mim", disse ele ao menino.
"É uma luta terrível e é entre dois lobos.
"Um é o mal - ele é a raiva, a inveja, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, a superioridade, auto-dúvida e ego.
"O outro é bom - ele é alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
"Esta mesma luta está acontecendo dentro de você - e dentro de todas as outras pessoas, também."
O neto pensou naquilo por alguns minutos e perguntou ao seu avô,
"Qual o lobo que vai ganhar?"
O velho chefe simplesmente respondeu:
"Aquele que alimentas."





Instruções Lakota para a vida:


Amigo faça desta forma ou seja,
o que você faz na vida,
faça o melhor que puder
tanto com o seu coração e mente.
E se você fizer isso dessa forma,
o poder do universo
virá a sua ajuda,
se o seu coração e mente estão em unidade.
Quando alguém se senta no Hoop do povo,
um deve ser responsável, porque
Toda a criação está relacionada.
E a mágoa de um é a dor de todos.
E a honra de um é a honra de todos.
E tudo o que fazemos tem efeitos em tudo no universo.
Se você fazer dessa forma ou seja,
se você realmente participar do seu coração e mente
como um todo tudo o que pedir
essa é a forma como é e vai ser.

Transmitida de Mulher Búfalo Branco ....



Trate bem a terra.


Não lhe foi dado por seus pais,
que foi emprestado a você por seus filhos.
Nós não herdamos a terra de nossos antepassados,
nós a emprestamos de nossos filhos.
Provérbio Nativo Antigo
A Paz Verdadeira
A primeira paz, que é o mais importante,
é o que vem dentro das almas das pessoas
quando elas percebem seu relacionamento,
sua unidade, com o universo e todos os seus poderes,
e quando eles percebem que no centro
do universo habita Wakan-Tanka (O Grande Espírito),
e que este centro é realmente em toda parte, ele está dentro de cada um de nós.
Esta é a verdadeira paz, e os outros são apenas reflexos desta.
A segunda a paz é o que é feito entre dois indivíduos,
e a terceira é a que é feita entre duas nações.
Mas acima de tudo você deve compreender que não pode nunca
existir paz entre as nações até que não se saiba a verdadeira paz,
que, como eu já disse muitas vezes, está dentro das almas dos homens.

Black Elk, Oglala Sioux & Líder Espiritual (1863 - 1950)






 

 

O que é a Vida ?

É o flash de um vaga-lume no meio da noite.
É o sopro de um búfalo no inverno.
É a pequena sombra que atravessa
a grama e perde-se no por do sol.

Crowfoot, Blackfoot Guerreiro e Orador 1830 - 1890




Quando todas as árvores foram cortadas,
quando todos os animais foram caçados,
quando todas as águas estão poluídas,
quando todo o ar é inseguro para respirar,
só então você vai descobrir que você não pode comer o dinheiro.

Profecia Cree



Ação de Graças

Voltamos graças à nossa mãe, a terra,
que nos sustenta.
Voltamos graças aos rios e riachos,
que nos provem com água.
Voltamos graças a todas as ervas,
que fornecer medicamentos para a cura de nossas doenças.
Voltamos graças à lua e as estrelas,
que deram para nós a sua luz quando o sol tinha ido embora.
Voltamos graças ao sol,
que olhou para a terra com um olhar benevolente.
Por fim, voltamos graças ao Grande Espírito,
em quem está incorporada toda a bondade,
e quem dirige todas as coisas para o bem de seus filhos.

Iroquois





Após a sofrer além do sofrimento:


A Grande Nação Vermelha ressuscitará e será uma bênção para um mundo doente; um mundo cheio de promessas quebradas, o egoísmo e separações; um anseio mundial para a luz novamente.
Vejo um tempo de sete gerações, quando todas as cores da humanidade vai reunir sob a árvore sagrada da vida e toda a Terra se tornará um círculo novamente.
Naquele dia, haverá aqueles entre os Lakota que vai levar o conhecimento e a compreensão da unidade entre todos os seres vivos e os jovens brancos virão para aqueles do meu povo e pedir essa sabedoria.
Saúdo a luz dentro de seus olhos, onde o universo inteiro reside. Porque, quando você está naquele centro dentro de você e eu sou aquele lugar dentro de mim, seremos um.

Crazy Horse, Oglala Lakota Sioux (Cerca de 1840-1877)



A vida de um índio é como as asas de ar.


É por isso que você observar o falcão sabe como conseguir sua presa. O índio é assim.
O falcão desce sobre a sua presa, o mesmo acontece com o índio.
Em seu lamento ele é como um animal. Por exemplo, o coiote é manhoso, assim é o índio.
A águia é o mesmo.
É por isso que o índio é sempre de penas, ela é um parente para as asas do ar.

Black Elk, Oglala Lakota Sioux (1863-1950)



A música que eu vou cantar é uma música antiga, tão antiga que ninguém sabe quem o fez. Ele tem sido transmitida ao longo de gerações e foi ensinado para mim quando eu era apenas um garotinho. Agora é a minha própria música. Ela pertence a mim. Esta é uma canção santa, e grande é o seu poder. A canção diz como, como eu canto, eu vou através do ar para um lugar sagrado onde Yusun (O Ser Supremo) vai me dar poder para fazer coisas maravilhosas. Estou cercado de pequenas nuvens, e como eu passar o ar que eu mudar, apenas a tornar-se o espírito.

Geronimo, Apache (1829-1909)





É errado para eu amor ao meu próximo ?
É mau para mim, porque minha pele é vermelha ?
Porque eu sou Sioux ?
Porque eu nasci, onde meu pai viveu ?
Porque eu morreria por meu povo e meu país ?
Deus me fez um índio.

Sitting Bull, Hunkpapa Lakota (Circa 1831-1890)



As tradições de nosso povo são transmitidos de pai para filho.
O Chefe é considerado o mais erudito, e o líder da tribo.
O doutor, no entanto, é pensado para ter mais inspiração.
Ele é suposto estar em comunhão com espíritos ... Ele cura os enfermos pela imposição das mãos, e pagadores e encantamentos e cânticos celestiais.
Ele infunde nova vida ao paciente e realiza feitos mais maravilhosas de habilidade na sua prática ... Ele veste-se nas peles de animais inocentes jovens, como a corça, e decora-se com a plumagem de aves inofensivas, como o pomba e beija-flor ...

Sarah Winnemucca, Paiute - (1844-1891)



Eu sou um homem vermelho. Se o Grande Espírito me desejou ser um homem branco, ele teria me feito tão em primeiro lugar. Ele colocou em seu coração certos desejos e planos, em meu coração que ele colocou outras e diferentes desejos. Cada homem é bom à sua vista. Não é necessário para Águias ser Corvos. Nós somos pobres ... mas somos livres. Nenhum homem branco controla nossos passos. Se nós devemos morrer ... nós morreram defendendo nossos direitos.

Chefe Touro Sentado - Hunkpapa Lakota (1831-1890)








Nossa terra é mais valiosa do que o seu dinheiro.
Ela vai durar para sempre.
Não vai mesmo perecer pelas chamas de fogo.
Enquanto o sol brilha e as águas fluem, esta terra vai estar aqui para dar vida aos homens e animais.

Chief Crowfoot, Siksika (Cerca de 1825-1890)



Buscar a sabedoria, não o conhecimento.
O conhecimento é do passado,
A sabedoria é do futuro.

Provérbio Lumbee




Se um homem é tão sábio como uma serpente,
ele pode dar ao luxo de ser tão inofensivo como uma pomba.
Provérbio Cheyenne
Não ore quando está chovendo
se você não rezar quando o sol está brilhando.

Provérbio Nativo Americano










Cada amanhecer, se trata de um evento sagrado
e todos os dias é santo, para a luz que vem de "Wakan Tanka." E também você deve lembrar-se que todos os outros povos que estão sobre a Terra são sagrados e devem ser tratados como tal.

Mulher Búfalo Branco - Citado pela Black Elk, (Oglala Sioux) 1947





















De Wakan Tanka, o Grande Mistério, vem todo o poder.É a partir Wakan Tanka que o santo homem tem sabedoria e o poder de curar e fazer encantos sagrados.O homem sabe que todas as plantas medicinais são dadas por Wakan Tanka; portanto, elas são santas.Assim também é o santo Búfalo,porque é o dom de Wakan Tanka. 


Liso-ferro (Maza Blaska) Oglala Sioux Chief





"O sucesso da minha viagem dependia se o meu coração avançava em direção do meu povo em vez de ir para trás, longe deles."

Anasazi Foundation, Os Sete Caminhos.



"A natureza não é muda. A humanidade é muda quando não podemos ouvir ou quando nos esquecemos de como se comunicar com a natureza. A natureza é muito viva, seres vivos inteligentes e energias vibrantes estão por todo o planeta."

Urso do Sol, andar em equilíbrio: O Caminho para o saudável e a vida harmoniosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário