Tradutor

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A Lenda de Kokopelli


Kokopelli é uma deidade da fertilidade, descrita geralmente como um tocador de flauta (frequentemente com penas ou saliências de antenas em sua cabeça) que tem sido venerada por algumas culturas nativas americanas no sudoeste dos Estados Unidos. Como a maioria das divindades da fertilidade, Kokopelli preside sobre o parto e a agricultura. Ele também é um deus malandro e representa o espírito da música.






Kokopelli é uma palavra Hopi

Símbolo Hopi mítico de fertilidade,

reabastecimento, música, dança, e travessuras.

 


Quem foi Kokopelli ?


Conhecido como um deus da fertilidade, brincalhão, o curandeiro e contador de histórias, Kokopelli tem sido uma fonte de admiração em todo o país por séculos. Kokopelli encarna o verdadeiro sudoeste americano, e remonta mais de 3.000 anos atrás, quando os primeiros petroglifos foram esculpidos. Apesar de suas verdadeiras origens serem desconhecidas, é uma figura sagrada para muitos sudoeste nativos americanos. Esculturas de esta figura corcunda foram encontradas pintadas e esculpidas em paredes de pedra e pedregulhos em todo o Sudoeste.


Existem muitos mitos sobre o famoso Kokopelli. Uma delas é que ele viajou de aldeia em aldeia trazendo a mudança de inverno para a primavera; derretendo a neve e trazendo chuva para uma colheita bem sucedida. A lenda também diz que a flauta também simbolizou a transição do inverno para a primavera. flauta de Kokopelli é dita para ser ouvida na brisa da primavera, ao trazer o calor. Diz-se também que ele era a fonte da concepção humana. Diz a lenda, todos na aldeia iria cantar e dançar durante toda a noite quando ouviam Kokopelli tocar sua flauta. Na manhã seguinte, cada donzela na aldeia seria como criança.




Seja qual for o verdadeiro significado de Kokopelli , ele tem sido uma fonte de tomada de música e dança, e alegria se espalhando para aqueles que o rodeiam. Ainda hoje, Kokopelli, com sua corcunda e flauta, é sempre bem-vindo em nossas casas.
Outros o viam como um sacerdote espiritual com poderes de cura reais. Quando mulheres hopi não podiam ter filhos, eles iriam procurá-lo porque ele seria capaz de restaurar seus poderes de procriação.
Muitas lendas diferentes existem sobre o que Kokopelli, efetivamente realizadas no seu saco. Em mitos Pueblo, ele carregava sementes, bebês e cobertores para oferecer as donzelas. De acordo com os Navajo, a sua corcunda era feita de nuvens cheias de sementes e arco-íris. Outros acreditam que o saco de Kokopelli continha as sementes de todas as plantas e flores do mundo, que ele espalhava a cada primavera.
Kokopelli encarna tudo que é puro e espiritual sobre música. Ele e sua flauta mágica viajou de povoado em povoado dando presentes e espalhando o elogio a todos a quem ele visitou. Sua flauta simboliza a felicidade e alegria. Quando ele tocou sua flauta, o sol saiu, a neve derreteu, grama começou a crescer, as aves começaram a cantar, e todos os animais se reuniram para ouvir suas canções. Sua música acalmava a Terra para receber sua semente. A magia de sua flauta também foi pensada para estimular a criatividade e ajudar bons sonhos em realidade.








Um comentário:

  1. Vc tem o kokopelli esculpido em pedra como um quadro como aquele que vc tem acima os três tocando.

    ResponderExcluir